quarta-feira, 5 de março de 2014

Curitiba e o Meio Ambiente

Curitiba é considerada por ambientalistas uma das melhores capitais para se viver, isso porque a cidade possui um dos maiores índices de área verdes por habitante, o que está em torno de 52 m² por pessoa, além disso possui 30 parques e bosques espalhados por seu território, sendo que os mesmos não representam apenas uma melhor qualidade de vida para a população, mas muitos desses possuem a responsabilidade de receber o escoamento das águas pluviais, conseguindo evitar alagamentos e/ou enchentes, fatos bem mais recorrentes em outras capitais brasileiras.
Muitos dos parques de Curitiba são lineares, ou seja, acabam se unindo à outros ao longo dos grandes rios e em fundos de vale, funcionando portanto, como barreiras naturais.
Mas Curitiba não é a capital perfeita como se é divulgado por ai, porém se há uma grande cidade brasileira capaz de se tornar o menos poluente possível é Curitiba! 
Primeiramente é necessário uma conscientização mais intensa, a população  deve considerar o espaço público como uma extensão de sua casa, se apropriar das ruas e áreas verdes de maneira adequada, ou seja, tomar para si a responsabilidade de preservação. Além disso é necessário o investimento em mobilidade urbana voltada para meios de transporte alternativo, e ainda mais incentivo a coleta de recicláveis.
O que mais os curitibanos podem fazer para a preservação do meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário